COMPARATIVO CUSTO-BENEFÍCIO (CONTROLADOR TEMPO REAL x CONTROLADOR TEMPO FIXO)
A formação de uma tabela
horária de planos Tempo Fixo
Para elaborar uma programação multi-planos que atenda o fluxo do trânsito buscando acompanhar a variação da demanda, vamos iniciar o processo que resultará na descrição do que é uma tabela horária. O gráfico a seguir foi extraído da análise em campo de uma semana completa, considerando as 24 horas de cada dia.

As características de cada local devem ser levadas em conta na análise da demanda. O gráfico reflete uma dessas características locais: trata-se de uma região de vários restaurantes e casas noturnas, o que intensifica o movimento nos finais de semana. Podemos verificar no gráfico um fluxo maior do que nos demais dias após às 22h00 da sexta e do sábado.
A programação semafórica poderia prever tempos de ciclos específicos para esse caso. Vale ressaltar que para o levantamento do fluxo apresentado foi necessário mover equipe no cruzamento durante todo o período, o que implica em alto custo operacional para se chegar em resultado que nem sempre é satisfatório, como podemos ver a seguir.

Temos no segundo gráfico uma comparação entre as médias de volume de três semanas (2ª à 6ª) consecutivas. É possível notar um comportamento bem diferente entre a segunda semana e as demais. Como podemos notar que mesmo após um grande investimento no levantamento do fluxo nas vias não temos como atender às variações do trânsito de forma eficaz.

A linha vermelha mostra a média das 3 semanas apontadas no gráfico anterior. Diante de todas essas variações, fica evidenciado que mesmo com todo investimento em um estudo de tráfego bem elaborado, teremos uma melhora significativa, no entanto variações acontecem com frequência e os planos de semáforo de tempo fixo não tem tecnologia adequada para atender as variações não planejadas.
Tabela comparativa de custo de implantação das tecnologias semafóricas existentes em mercado considerando um cruzamento de 4 fases
TIPO | QTD | PREÇO MÉDIO | TOTAL | |
Controlador tempo fixo | UN | 1 | R$ 25.000,00 | R$ 25.000,00 |
Licença de Central de monitoramento de tempo fixo por cruzamento | UN | 1 | R$ 5.000,00 | R$ 5.000,00 |
Mão de obra para instalação | HR | 8 | R$ 400,00 | R$ 3.200,00 |
Mão de obra mínima para estudo da via | HR | 140 | R$ 400,00 | R$ 56.000,00 |
Mão de obra para programação | HR | 4 | R$ 400,00 | R$ 1.600,00 |
Preço total diferencial para semáforo tempo fixo: R$ 90.800,00
TIPO | QTD | PREÇO MÉDIO | TOTAL | |
Controlador tempo real | UN | 1 | R$ 25.000,00 | R$ 25.000,00 |
Licença de Central de monitoramento de tempo real por cruzamento | UN | 1 | R$ 26.000,00 | R$ 26.000,00 |
Mão de obra para instalação | HR | 20 | R$ 400,00 | R$ 8.000,00 |
Mão de obra mínima para estudo da via | HR | 8 | R$ 400,00 | R$ 1.600,00 |
Mão de obra para programação | HR | 6 | R$ 400,00 | R$ 2.400,00 |
Insumos para instalação dos detectores | CJ | 1 | R$ 2.000,00 | R$ 2.000,00 |
Câmeras de detecção de veicular | CJ | 4 | R$ 5.000,00 | R$ 20.000,00 |
Preço total diferencial para semáforo tempo real: R$ 85.000,00
Na composição da tabela acima não foi computado serviços e materiais comuns a ambas tecnologias. Com base no levantamento a equivalência de preço deixa evidente a relação custo-benefício de se implantar o semáforo tempo real. No entanto o que vemos com frequência é a instalação do semáforo tempo fixo e a negligência do levantamento do fluxo gerando filas desproporcionais e paradas longas devido a ciclos longos.